Momento Sociedade #32: Histórico da gripe espanhola alerta sobre perigos da covid-19

José Luiz Portella aponta que uma segunda onda da covid-19 pode ser ainda mais devastadora que a primeira, assim como na gripe espanhola de 1918

 14/04/2020 - Publicado há 4 anos
Momento Sociedade - USP
Momento Sociedade - USP
Momento Sociedade #32: Histórico da gripe espanhola alerta sobre perigos da covid-19
/

A gripe espanhola, que atingiu o mundo no início do século 20, se considerada a história recente humana, é o fenômeno mais parecido com a atual pandemia de coronavírus, segundo José Luiz Portella. O doutorando da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP compartilha algumas reflexões acerca dos dois eventos no Momento Sociedade desta semana.

A essa altura da disseminação da covid-19, o mundo já começa a projetar uma segunda onda da doença. Nesse cenário, deve-se olhar um século para trás e utilizar o passado como base, visando a evitar danos maiores, e Portella comenta a referência histórica: “Houve uma primeira onda entre janeiro e março de 1918, ela era letal, mas não tão grande. Voltou em agosto nos EUA, então retornou para a Europa; e aí sim, vieram os 30, 50 milhões [de mortos]”. Ainda de acordo com Portella, a segunda onda da covid-19 pode vir atrelada aos bairros mais pobres, já que as principais áreas favelizadas do Brasil ainda não foram atingidas pelo coronavírus.

Os paralelos possíveis não acabam aí. Um dos aspectos mais comentados da atual pandemia, a subnotificação de casos, não é exatamente uma novidade. À época da gripe espanhola, além da dificuldade técnica para testar pacientes, se considerava que diversos países como Alemanha, Reino Unido, França e Estados Unidos optavam por não notificar todos os casos da doença, devido à Primeira Guerra Mundial, que estava em curso. Portanto, os números assustadores de mortos e infectados pelo vírus influenza (causador da enfermidade) devem ter sido ainda maiores.

Ouça o episódio completo do podcast no link acima.


Momento Sociedade
O Momento Sociedade vai ao ar na Rádio USP todas as segundas-feiras, às 8h30 – São Paulo 93,7 MHz e Ribeirão Preto 107,9 MHz e também nos principais agregadores de podcast

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.