USP Especiais #8 – Que ritmo é esse? Sons da América Latina: Colômbia

Programa aborda a rica e peculiar musicalidade colombiana, que atravessa diferenças e encontros situados entre os Andes e o Atlântico.

 08/04/2020 - Publicado há 4 anos
USP Especiais - USP
USP Especiais - USP
USP Especiais #8 – Que ritmo é esse? Sons da América Latina: Colômbia
/

Um das interessantes expressões da variedade cultural latinoamericana, a música da Colômbia se apresenta por meio de uma fecunda diversidade criativa e uma grande riqueza nas diferentes formas de cultivar e compartilhar a sua cultura. O característico relevo colombiano fez com que as quatro regiões do país – região Andina, Litoral Pacífico, Llanos e Atlântico (ou região dos Caribenhos) – ficassem isoladas por muito tempo umas das outras, propiciando um desenvolvimento musical diverso e distinto. Com o crescimento e o desenvolvimento tecnológico destas regiões, as tradições musicais da Colômbia, com toda sua variedade de ritmos, instrumentos e interpretações, formam um território de conexão entre seus habitantes, bem como um vasto espaço de reinvenção e intercâmbio cultural.

Numa viagem sonora pelos diversos gêneros musicais da Colômbia que atravessam as quatro regiões do país, este programa apresenta, entre outros gêneros: o Bambuco – considerado um emblema nacional, trazendo elementos herdados da etnia Quechua; o Pasillo – dança da liberdade que representa a alegre expressão da emancipação colombiana nas primeiras décadas do século 19; e a Guabina – gênero que assimilou elementos das danças espanholas e costumes andinos e é considerado um dos gêneros preferidos dos cantores da região andina.

Este episódio, que faz parte de uma das séries do Grupo de Estudos Radiofônicos do Departamento de Música da USP, é um convite à apreciação do universo musical da Colômbia, sua criativa e dançante sonoridade, nos levando também a conhecer um pouco de sua envolvente e diversificada cultura.

Créditos do programa:

Produção, roteiro e apresentação: Sebastian Díaz Canto (Itza)

Supervisão: Ivan Vilela


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.