Momento Odontologia #54: Hipersensibilidade dentinária possui diversos tratamentos possíveis

A sensibilidade é geralmente causada por danos no esmalte do dente ou afastamento da gengiva e causa dor intensa ao consumir alimentos gelados, quentes ou ácidos. Segundo Linda Wang, os tratamentos variam entre o uso de agentes específicos para redução da dor, restauração dentária e até cirurgia

 06/04/2020 - Publicado há 4 anos
Momento Odontologia - USP
Momento Odontologia - USP
Momento Odontologia #54: Hipersensibilidade dentinária possui diversos tratamentos possíveis
/

A hipersensibilidade dentinária é uma das consequências das lesões cervicais não cariosas. Danos no esmalte do dente podem expor a dentina, que possui terminações nervosas e, em contato com baixas ou altas temperaturas, disparam sinais de dor aguda intensa. Por isso, há a sensação de dor ao tomar sorvete, consumir alimentos quentes ou ácidos.

Segundo a professora Linda Wang, da área de Dentística da Faculdade de Odontologia da USP em Bauru, as consequências da perda do esmalte do dente e da dentina são variáveis e dependem de fatores como idade, comportamento do paciente e grupos dentários que foram comprometidos. Adverte que a perda do tecido que protege o dente pode causar comprometimentos funcionais e facilitar o acúmulo de biofilme, levando à necessidade de restauração. 

O afastamento da gengiva, que pode expor o tecido interno, é comumente causado por escovação exagerada e também causa sensibilidade. Nesse caso, o tratamento é feito com agentes que possam reduzir a sensação de dor. Além disso, no caso de perdas dentárias significativas e perceptíveis, é indicada a restauração. “Se houver uma perda significativa que atinja mais o tecido gengival e se houver o envolvimento de tecido ósseo, pode haver necessidade de cirurgia, porém é mais difícil de acontecer.”

Produção e Apresentação Rosemeire Talamone
CoProdução: Alexandra Mussolino de Queiroz (FORP), Letícia Acquaviva (FO), Paula Marques e Tiago Rodella (FOB)
Edição: Rádio USP Ribeirão
E-mail: ouvinte@usp.br
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS  
 
 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.