USP Especiais #7 – Que ritmo é esse? Sons da América Latina: Peru

Mais de três séculos de mestiçagem cultural desenvolveram diversas formas musicais e danças nos Andes peruanos

 01/04/2020 - Publicado há 4 anos
USP Especiais - USP
USP Especiais - USP
USP Especiais #7 - Que ritmo é esse? Sons da América Latina: Peru
/

A música do Peru é historicamente mestiçada por todas as culturas daquela região, com fusões de elementos incas e poesia trovadoresca espanhola vindos do período inicial de sua colonização e formação. A presença da música como parte da dança é algo muito importante no território andino, como se pode notar nas alegres danças agrícolas vinculadas aos tempos de coleta na serra central, acompanhadas de um tipo de sapateado muito refinado. Várias dessas expressões musicais atravessaram as fronteiras dos países da região andina, já que são manifestações culturais anteriores à delimitação territorial daqueles países vizinhos.

Na região andina do Peru acontecia uma mistura de numerosas culturas originárias dos espanhóis. Contudo, nas costas norte e centro-sul, assentavam-se os primeiros núcleos de comunidades afro-peruanas, cuja chegada desses grupos perdurou até 1850. Os primeiros grupos africanos escravizados chegaram à América no século 16 e, até 1950, a música afro-peruana era praticamente desconhecida, mesmo dentro do Peru. Mas ela começou a ganhar popularidade através de diversos grupos, o que, aos poucos, outorgou um espaço de identidade afro-peruana no imaginário do país.

Neste programa, do Grupo de Estudos Radiofônicos da ECA-USP, você é convidado a escutar a variada cultura musical peruana em sua diversidade histórica e por meio de variadas linguagens.

Créditos do programa:

Produção, roteiro e apresentação: Sebastian Díaz Canto (Itza)

Supervisão: Ivan Vilela


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.