Ciência USP #25: Era uma vez um El Niño…

Em 2020, faz 30 anos que os cientistas que participam do IPCC alertam para os riscos da mudança climática. Aproveitamos a data para contar como os pesquisadores começaram a observar as relações entre o clima e as atividades econômicas. E ainda neste episódio: um estudo da USP conseguiu mostrar que o vírus zika é capaz de combater tumores avançados no sistema nervoso central, em cachorros.

Por
 17/03/2020 - Publicado há 4 anos
Ciência USP - USP
Ciência USP - USP
Ciência USP #25: Era uma vez um El Niño...
/

Faz 30 anos que os cientistas do Painel Intergovernamental para a Mudança Climática (IPCC) alertam para os riscos da mudança climática. O primeiro relatório do painel saiu em 1990, mas a história começou alguns anos antes e teve a ver com o El Niño de 1983.

Neste episódio de Ciência USP, contamos como os cientistas começaram a observar as relações entre o clima e as atividades econômicas. Também aproveitamos para lembrar sobre alguns conceitos importantes para falar sobre mudança climática. Para isso, conversamos com três cientistas:

  • Pedro Dias, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP;
  • Lincoln Alves, do Centro de Ciência do Sistema Terrestre do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe);
  • Paulo Artaxo, do Instituto de Física (IF) da USP.

E, em tempos de pandemia do coronavírus, uma boa notícia vem do estudo de outro vírus – um que causou muitos problemas no Brasil entre 2015 e 2016. Um estudo da USP conseguiu mostrar que o vírus zika é capaz de combater tumores avançados no sistema nervoso central, em cachorros.

Ficha técnica
Apresentação: Silvana Salles
Produção: Silvana Salles e Matheus Souza
Edição de som: Guilherme Fiorentini
Este episódio contém áudios de EBC, TV Globo e SBT.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.