Saúde sem Complicações #13 – Exercício físico beneficia todas as idades

A prática de modalidades esportivas ou exercícios deve proporcionar prazer para manter o engajamento. Além de prevenir doenças, promove ganhos psicológicos e de qualidade de vida

17/03/2020 - Publicado há 4 anos
Saúde sem complicações - USP
Saúde sem Complicações #13 - Exercício físico beneficia todas as idades
/

O podcast Saúde Sem Complicações desta semana recebe o professor Carlos Roberto Bueno Júnior, da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto  da USP. Bueno Júnior coordena o Núcleo de Estudos em Saúde, Genética e Educação Física (NESGEF) e fala sobre a importância dos exercícios físicos.

O professor explica as diferenças entre atividades físicas, exercícios físicos e esporte. Enquanto atividades físicas se referem a qualquer movimento voluntário, como escrever, por exemplo, o exercício físico envolve a realização de movimentos repetitivos, como as séries de abdominais. Já as modalidades esportivas se diferem por apresentar regras e serem geridas por confederações. Futebol, vôlei e basquete são alguns dos exemplos de esporte.

Sejam exercícios físicos ou prática de esportes, todas as faixas etárias podem se beneficiar dessas atividades. É que, além de prevenir doenças como obesidade e diabete e promover melhora do sistema cardio-respiratório, elas garantem benefícios psicológicos, bem estar e até aumento da autoestima. Mas o professor chama a atenção para a escolha da prática, que deve proporcionar prazer para aumentar as chances de engajamento na atividade.

Para saber mais, ouça na íntegra o podcast Saúde sem Complicações no player acima.