Momento Sociedade #27: Evasão da elite de estudantes trará consequências para o país

José Luiz Portella alerta que o aluno qualificado vê uma oportunidade de vida melhor no exterior, com vivência internacional e empregabilidade maior

10/03/2020 - Publicado há 4 anos
Momento Sociedade - USP
/

O tema do Momento Sociedade desta semana trata do crescimento da evasão da elite de estudantes do País para cursos no exterior. José Luiz Portella, doutorando pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, diz que essa tendência já era observada em 2015, um crescimento estável desde 2005. A partir de 2016, aconteceu um salto de 40% de aumento em relação ao ano anterior e, em 2017, mais 23% de crescimento, mais de 300 mil brasileiros estavam estudando fora, 50 mil fazendo graduação.

Ele detalha que neste grupo de alunos no exterior, 38%  buscam graduação, 34% pós-graduação e o restante busca cursos de idiomas e intercâmbio. Portella explica que, num sentido mais amplo, o fato representa que o brasileiro está desistindo do País, primeiramente por causa do desemprego (são 12 milhões sem trabalho) e também pela qualidade de vida e segurança. “O jovem estudante qualificado, que veio de boa escola, que tem boa formação, a elite dos estudantes, vê uma oportunidade de vida melhor no exterior, uma vivência internacional, um cidadão do mundo com empregabilidade maior”.

Segundo ele, um outra tendência que vem sendo observada é que os jovens estão deixando de buscar carreiras públicas, porque os salários estão mais baixos e o setor vem sendo demonizado pela ideia de Estado inflado e ineficiente. Portanto, “o que temos é um êxodo de estudantes, que tem aumentado ano a ano, com os melhores alunos com foco no exterior, com perda da formação fixa de capital intelectual, uma situação preocupante para o Brasil, que vai se refletir mais adiante”.

Momento Sociedade
O Momento Sociedade vai ao ar na Rádio USP todas as segundas-feiras, às 8h30 – São Paulo 93,7 MHz e Ribeirão Preto 107,9 MHz e também nos principais agregadores de podcast

.