Momento Odontologia #50: HPV pode estar associado a lesões orais em crianças

Surgimento de nódulo exofítico ou verruga vulgar na boca são sinais comuns da presença do vírus. “Crianças que têm verruga nas mãos e apresentam o hábito de chupar o dedo podem também apresentar a lesão nos lábios e na ponta da língua”, afirma o professor Francisco Wanderley Garcia.

 09/03/2020 - Publicado há 4 anos
Momento Odontologia - USP
Momento Odontologia - USP
Momento Odontologia #50: HPV pode estar associado a lesões orais em crianças
/

O papilomavírus humano, conhecido como HPV, é contagioso e geralmente transmitido por ato sexual, por isso é considerado uma doença sexualmente transmissível (DST). Raramente a contaminação ocorre via objetos. Porém, a propagação também pode ocorrer da mãe para o bebê durante a gravidez, no parto ou na amamentação. São mais de 100 tipos de HPV já descritos e podem causar verrugas ou lesões, sendo benignas ou malignas.

Dos 100, cerca de 30 tipos de HPV afetam a mucosa oral frequentemente. Conforme o professor Francisco Wanderley Garcia de Paula e Silva, associado do Departamento de Clínica Infantil da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (Forp) da USP, na boca ocorre uma proliferação benigna do epitélio, induzida pelos HPV-6 e 11. “Aparece como um nódulo exofítico, ou seja, que cresce para fora do tecido e tem uma aparência de couve-flor. Podem ser brancas ou da mesma cor da mucosa e comumente são únicas e pequenas.”

É também comum o aparecimento da verruga vulgar, semelhante à ação do papiloma, porém geralmente surge em maior número, pode se proliferar nas mais diversas partes do corpo e é resultado da infecção, principalmente, causada pelo HPV-2. Segundo Silva, “as lesões orais causadas pelo HPV são comuns em crianças, principalmente a verruga vulgar e o papiloma”. O tratamento basicamente é a remoção da lesão por cirurgia, no caso do papiloma, ou o congelamento das verrugas com nitrogênio líquido. 

Nesta edição do Momento Odontologia conversamos com o professor Francisco Wanderley Garcia de Paula e Silva, associado do Departamento de Clínica Infantil da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto.

Produção e Apresentação Rosemeire Talamone
CoProdução: Alexandra Mussolino de Queiroz (FORP), Letícia Acquaviva (FO), Paula Marques e Tiago Rodella (FOB)
Edição: Rádio USP Ribeirão
E-mail: ouvinte@usp.br
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS  
 
 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.