Cátedra Sérgio Henrique Ferreira inicia atividades no IEA-RP

Titular Mozart Neves Ramos conheceu instituições e projetos da cidade na área da educação

21/01/2020 - Publicado há 4 anos
O titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, Mozart Neves Ramos

Mobilizar e integrar instituições locais em torno de um objetivo comum: contribuir para a melhoria da qualidade da educação em Ribeirão Preto e criar um case que possa ser reproduzido em cidades brasileiras de médio porte. Sob esse mote, começaram nesta semana as atividades da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP.

O titular da Cátedra, Mozart Neves Ramos, participou de reuniões internas com a equipe e membros do Conselho Consultivo do IEA-RP para traçar estratégias de ação durante o ano de 2020.

Ramos conheceu as instalações do Supera Parque e conversou com o gerente de Desenvolvimento, Dalton Marques, e o gerente da Supera Incubadora de Empresas de Base Tecnológica, Saulo Rodrigues, sobre possibilidades de colaboração.

No Palácio Rio Branco, sede da Prefeitura de Ribeirão Preto, o titular conheceu ações e projetos desenvolvidos na cidade e discutiu com o prefeito, Duarte Nogueira, e o secretário municipal de Educação, Felipe Elias Miguel, a criação de um polo colaborativo para troca de experiências visando à redução das desigualdades educacionais.

Ele debateu, ainda, com integrantes do Instituto Ribeirão 2030, políticas públicas na área da educação e ações conjuntas realizadas com o IEA-RP. O instituto está elaborando um Plano de Cidade com metas, ações e estratégias para transformar Ribeirão Preto em uma cidade sustentável, humana, educadora, inteligente e criativa.

Posse

A cerimônia oficial de posse de Mozart Ramos como titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira será realizada no dia 14 de fevereiro, a partir das 14h30, no anfiteatro da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto. A solenidade contará com a presença do secretário estadual de Educação, Rossieli Soares; do prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira; do reitor da USP, Vahan Agopyan; e do diretor do Instituto de Estudos Avançados, Paulo Saldiva.

Sobre a Cátedra

A Cátedra Sérgio Henrique Ferreira é uma iniciativa do IEA-RP financiada pelo Santander Universidades com o objetivo de buscar formas efetivas de contribuição para políticas públicas de cidades de médio porte.

Com quatro anos de duração total, a Cátedra focará sua atuação inicial na área educacional, integrando instituições e iniciativas locais para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem em Ribeirão Preto.

Sérgio Henrique Ferreira foi médico farmacologista e professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP. Suas pesquisas possibilitaram o desenvolvimento de agentes anti-hipertensivos a partir de um peptídeo extraído do veneno da jararaca, resultando no medicamento Captopril. Por essa pesquisa, recebeu um prêmio pela American Health Association, em 1983. Foi também membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).