Saúde sem Complicações #6: Hipertensão arterial e diabete podem contribuir para o surgimento de doenças renais

No Brasil, aproximadamente 65% dos pacientes que estão em diálise são hipertensos ou diabéticos

 17/12/2019 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 03/03/2020 as 12:57
Saúde sem complicações - USP
Saúde sem complicações - USP
Saúde sem Complicações #6: Hipertensão arterial e diabete podem contribuir para o surgimento de doenças renais
/

O rim é um órgão vital, responsável por controlar a homeostase interna, filtrar o sangue e excretar todas as impurezas. Entre as doenças renais com maior incidência, a mais comum é o cálculo renal, conhecida popularmente como pedra nos rins. Infecções urinárias, cistos renais e os tumores também são doenças que afetam a população, segundo José Abrão Cardeal da Costa, professor na Divisão de Nefrologia do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP.

O professor cita alguns sintomas que podem significar problemas nos rins, como, por exemplo, sangue e espuma na urina, inchaço, perda de apetite, fraqueza e anemia sem explicação. “Muitas vezes, as pessoas não se atentam a esses sinais e  justificam esses sintomas como problemas do dia a dia”, afirma. Além disso, diz o professor, as doenças renais podem se manifestar tanto em adultos como em crianças, mas, de acordo com Costa, não são as mesmas. “Geralmente, nas crianças, estão ligadas à má-formação intraútero e se manifestam após o nascimento”, destaca. 

Para que seja feito um diagnóstico precoce, os indivíduos que perceberem esses sintomas devem procurar um profissional, para que seja feito o exame de urina e, assim, identificar qual, de fato, é o problema. O professor fala, ainda, que as doenças crônicas no rim, quando não tratadas corretamente, podem contribuir para o aumento da pressão arterial em pacientes que não são hipertensos e também agravar o quadro em pacientes previamente hipertensos, levando a doenças cardíacas e favorecendo os riscos de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). 

Por outro lado, a hipertensão arterial e o diabete podem contribuir para o surgimento de doenças renais. “Hoje, no Brasil, aproximadamente 65% dos pacientes que estão em diálise são hipertensos ou diabéticos.” Ouça no player acima a íntegra do Saúde sem complicações.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.