Momento Odontologia #45: Cárie dentária e sua incidência em crianças

O episódio de hoje do Momento Odontologia conta quais as características da cárie dentária e quais os impactos disso na saúde bucal das crianças. Muitas apresentam o problema ainda na dentição de leite

 16/12/2019 - Publicado há 4 anos
Momento Odontologia - USP
Momento Odontologia - USP
Momento Odontologia #45: Cárie dentária e sua incidência em crianças
/

A cárie dentária é uma disbiose, ou seja, o resultado do desequilíbrio entre os micro-organismos da boca e o açúcar presente nos alimentos, o que leva à perda progressiva de minerais na superfície do esmalte. No episódio de hoje, a professora Alexandra Mussolino de Queiroz, da Faculdade de Odontologia da USP de Ribeirão Preto, fala mais sobre esse problema e como preveni-lo.

As cáries podem atingir as superfícies oclusais, ou seja, a parte de cima dos dentes do fundo da boca, e também as lisas. Caso a degradação do dente avance, os nervos podem ser atingidos e causar dor. Alexandra conta que, no Brasil, entre as crianças de classes sociais menos favorecidas, a cárie ainda é um problema comum: “Segundo dados de pesquisas odontológicas nacionais, 53,4% das crianças brasileiras têm cáries na dentição de leite”.

Ficha Técnica

Edição sonora: Gabriel Soares
Produção: Rosemeire Talamone e Alexandra Mussolino de Queiroz
Vinheta: Paola Mira e Lais Lima Pelozo


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.