ViaCast #05: O Futuro da Humanidade 2 | Alexey Dodsworth

Qual a diferença entre transumanismo e transbiologia? Existe um código de ética? O que nos faz humanos? O ViaCast de hoje traz Alexey Dodsworth para mais uma conversa sobre ética e transumanismo.

Por
 12/12/2019 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 19/12/2019 as 17:32
ViaCast - USP
ViaCast - USP
ViaCast #05: O Futuro da Humanidade 2 | Alexey Dodsworth
/

Mudanças no corpo e divergência dentro da espécie humana: até que ponto podemos modificar corpos em prol do aprimoramento? O ViaCast recebe novamente Alexey Dodsworth, doutor em Filosofia, pesquisador e escritor, para conversar sobre vida eterna e o futuro da humanidade! Neste programa, falamos sobre a capacidade humana, imortalidade e longevidade indeterminada, futuro da consciência e muito mais, incluindo direitos e questões éticas da “manutenção humana”.

Sobre o convidado
Alexey Dodsworth é mestre em Filosofia pela USP e doutor em Filosofia em regime de dupla titulação pela USP e pela Universidade de Veneza, na Itália. Como pesquisador, sua principal linha de investigação envolve os paradigmas decorrentes das diferentes relações estabelecidas entre a humanidade e o espaço cósmico ao longo dos séculos. Sua experiência com temas filosóficos e éticos já o levou a ser consultor da Unesco e assessor especial no Ministério da Educação.

Ouça também a primeira parte deste programa.

Conheça mais do ViaSaber! Siga-nos em nossas redes sociais para ficar sempre ligado em mais eventos, rolês e conteúdo científico!

Ficha técnica do episódio
Direção: Felipe Alonso
Produção: Breno Natale e Lilian Sagan
Apresentação: Lilian Sagan (host), Henrique Damasceno (host) e Felipe Alonso (not a host)
Edição: Felipe Alonso e Daniel Gomes
Redação: Breno Natale e Felipe Taboada
Design da capa: Julia Lago Matsui
Apoio: Jornal da USP

Conheça também os outros podcasts do Jornal da USP.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.