Brasil Latino – Omar García Velásquez fala sobre os cinco anos do massacre de iguala

Nesta edição do Brasil Latino, o jornalista Marco Piva entrevista Omar García Velasquez, sobrevivente do Massacre de Iguala, em 2014, quando 43 estudantes foram raptados pela polícia e entregues a narcotraficantes, no México.

Por
 28/02/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 28/04/2020 as 11:26
Brasil Latino - USP
Brasil Latino - USP
Brasil Latino - Omar García Velásquez fala sobre os cinco anos do massacre de iguala
/

Nesta edição do Brasil Latino o jornalista Marco Piva entrevista o professor e ativista de Direitos Humanos mexicano, Omar García Velásquez. Ele é um dos sobreviventes do episódio que ficou conhecido como o Massacre de Iguala.

Em setembro deste ano ele esteve no Brasil para uma série de eventos. Um deles aconteceu na Escola Superior de Gestão e Contas Públicas do TCMSP. Participaram deste evento a mestre em Direitos Humanos pela Universidade de São Paulo, Simone Henrique; o psicanalista e professor livre-docente da USP, Paulo Cesar Endo; o advogado e ativista de Direitos Humanos Saul de Carvalho Isaias e o jornalista e ex-ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos do Brasil, Paulo de Tarso Vannuchi.

Em 26 de setembro de 2014, 43 alunos da Escola Rural Raúl Isidro Burgos, da comunidade de Ayotzinapa, desapareceram quando se dirigiam à cidade de Iguala de la Independencia, no estado mexicano de Guerrero, onde participariam de um protesto. Parados pela polícia, foram detidos, seus corpos nunca mais apareceram e os responsáveis pelo massacre nunca foram claramente identificados e condenados. Os estudantes sobreviventes até hoje buscam justiça.

Ficha técnica
Marco Piva – Apresentador, Alexandre Vega – Produtor, Benê Ribeiro – Editor de áudio, Ítalo Piva – Estagiário
Para entrar em contato escreva para ouvinte@usp.br.


Brasil Latino

O Brasil Latino vai ao ar toda terça-feira, às 13h, pela Rádio USP 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.