Ciência USP #23: A culpa não é da capivara

Não é incomum que uma decisão ou solução de um problema acabe gerando um novo problema que ninguém havia imaginado. No estado de São Paulo, um desses casos envolve capivaras, carrapatos e a bactéria da febre maculosa. E mais: mapa mostra os surtos de doenças que poderiam ser evitados com a ajuda das vacinas.

Por
 04/12/2019 - Publicado há 4 anos
Ciência USP - USP
Ciência USP - USP
Ciência USP #23: A culpa não é da capivara
/

Não é incomum que uma decisão ou solução de um problema acabe gerando um novo problema que ninguém havia imaginado. No estado de São Paulo, mudanças nas atividades produtivas e processos de urbanização acabaram por envolver no meio de um desses novos problemas um dos bichos mais simpáticos da América do Sul: a capivara.

As capivaras são roedores. Vivem em grupos, na beira de rios, lagos e represas. São animais herbívoros que dependem da vegetação disponível para se alimentarem e acabaram se adaptando muito bem em paisagens modificadas pelos seres humanos. O problema é que, em São Paulo, algumas dessas áreas passaram a registrar cada vez mais casos de febre maculosa, uma doença associada a um carrapato que costuma parasitar as capivaras.

Ciência USP conversou com Marcelo Bahia Labruna, professor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP que vem estudando a relação entre capivaras, carrapatos e febre maculosa. Ele contou alguns resultados interessantes de seu atual projeto de pesquisa.

Para melhor contextualizar essa história, conversamos também com o Leandro Gilio, do Centro de Agronegócio Global do Insper em São Paulo. Ele falou sobre as mudanças pelas quais o agronegócio paulista passou a partir da década de 1990 – mudanças que afetaram profundamente o mundo das capivaras.

Também neste episódio:

  • um mapa que procura mostrar surtos de doenças que poderiam ser evitados se todo mundo tivesse acesso e aderisse às vacinas.

Ficha técnica

Apresentação e produção: Silvana Salles
Edição de som: Guilherme Fiorentini
Agradecimentos à Capivara Brass Band (Instagram | Facebook | YouTube)


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.