Fazenda digital da USP leva inovação para produção agrícola

Para entender como funciona o projeto Fazenda Conectada, conversamos com o professor Felipe Pilau, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, e Edson Rennó, CEO da startup Ativa Soluções

Por
 10/12/2019 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 13/05/2020 as 10:08
Jornal da USP +
Jornal da USP +
Fazenda digital da USP leva inovação para produção agrícola
/

Uma “Fazenda Conectada”. Este é o novo projeto que está tornando a Fazenda Areão mais moderna. O local faz parte da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba, e é utilizado para atividades de ensino, pesquisa e extensão. 

Em parceria com empresas de tecnologias, como a Vivo e Ericsson, além das startups Smart Agri e Ativa Soluções, a fazenda da Esalq passou a utilizar IoT, sigla em inglês para Internet das Coisas. 

A tecnologia permite que por meio do acompanhamento de dados on-line, em tempo real, os pesquisadores possam tomar decisões mais rápidas e assertivas com relação às plantações. 

Para entender como a técnica foi implementada e quais serão os próximos passos, conversamos com o professor Felipe Pilau, do Departamento de Engenharia de Biossistemas da Esalq, e com Edson Rennó, CEO da Ativa Soluções, startup responsável pela instalação da IoT na Fazenda. 

A proposta é que além de estudantes, docentes e demais pesquisadores da Universidade, o projeto incentive também empresas de tecnologia agro a se desenvolverem. 

Ouça o podcast na íntegra no player acima. Siga no Spotify, no Apple Podcasts ou seu aplicativo de podcast favorito.

Ficha técnica

Reportagem e roteiro: Crisley Santana, com colaboração de Pedro Ezequiel
Produção: Denis Pacheco
Edição: Denis Pacheco e Guilherme Fiorentini


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.