Momento Odontologia #43: Chupetas previnem morte súbita?

Continuando a série especial sobre chupetas, este episódio do Momento Odontologia discute o uso do acessório como prevenção da morte súbita de bebês. O congestionamento das vias nasais é um dos principais fatores que podem levar a complicações dessa proporção

 02/12/2019 - Publicado há 4 anos
Momento Odontologia - USP
Momento Odontologia - USP
Momento Odontologia #43: Chupetas previnem morte súbita?
/

A morte súbita na infância é caracterizada pelo falecimento repentino de bebês saudáveis durante o sono sem causa definida. A maioria das ocorrências acontece no inverno e existem grupos populacionais que apresentam maior risco, como crianças que tiveram um nascimento prematuro ou com fatores de risco apresentados pela mãe, como o tabagismo e a idade mais avançada.

Uma medida de prevenção recomendada é se atentar à posição do bebê ao  dormir, evitando colocá-lo de barriga para baixo, o que pode reduzir as chances de incidência de morte inesperada. Além disso, acredita-se que o uso de chupetas durante os primeiros meses de vida pode proporcionar ao bebê uma respiração via bucal mais eficiente quando há congestionamento das vias nasais, diminuindo as chances de morte súbita. Paola Mira, mestranda em Odontopediatria da USP Ribeirão Preto, dá mais detalhes sobre o problema neste episódio do podcast Momento Odontologia.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.