ViaCast #03: Vida Eterna e Reparo de DNA | Satoru

Será que um dia poderemos viver eternamente? Nosso código genético é mutável por conta do cotidiano? No ViaCast de hoje, falamos com Gustavo Satoru sobre reparo de DNA!

Por
 14/11/2019 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 13/05/2020 as 15:42
ViaCast - USP
ViaCast - USP
ViaCast #03: Vida Eterna e Reparo de DNA | Satoru
/

A vida eterna é uma questão que acompanha a humanidade desde o princípio. O apego à vida e o medo da morte nos leva a pensar em ferramentas para viver mais. A pesquisa em edição de DNA vem progredindo no cenário mundial, polêmicas e questões éticas são alvo de debates por todo o mundo.

Com a edição do DNA, reparando danos no código genético, conseguimos viver mais? Poderíamos combater o câncer, uma das principais causas de morte no Brasil? O convidado Gustavo Satoru discute sobre o reparo de DNA e os impactos da vida cotidiana em nosso código genético.

Sobre o convidado:

Gustavo Satoru é graduado em Ciências Biológicas pela USP e doutor em Ciências Biomédicas. Durante o doutorado, estudou reparo de DNA, analisando os efeitos e danos que causam em organismos que não conseguem repará-lo. O mesmo laboratório em que realizou os estudos é também o local onde trabalha com Reparo de DNA. Após um ano fora, na Escola de Saúde de Harvard, Satoru voltou ao Brasil e finalizou seu doutorado.

Conheça mais do ViaSaber! Siga-nos em nossas redes sociais para sempre ficar ligado em mais eventos, rolês, e conteúdo científico! Insta: instagram.com/via.saber

Ouça também os outros podcasts do Jornal da USP.

Ficha técnica do episódio

Direção: Felipe Alonso
Produção: Breno Natale, Lilian Sagan e Henrique Damasceno.
Apresentação: Lilian Sagan (host), Henrique Damasceno (host), Renan Araújo(host) e Felipe Alonso (not a host)
Edição: Felipe Alonso e Daniel Gomes
Redação: Felipe Taboada
Design da capa: Julia Lago Matsui

Apoio: Jornal da USP


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.