Em Dia com o Direito #1: A herança patrimonialista ainda causa efeitos no País

Parlamentares que deixaram de lado os anseios e necessidades da população, para agirem apenas em benefício próprio, é o legado patrimonialista que arcamos

 06/11/2019 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 14/11/2019 as 8:35
Em Dia com o Direito - USP
Em Dia com o Direito - USP
Em Dia com o Direito #1: A herança patrimonialista ainda causa efeitos no País
/

 

O patrimonialismo sempre foi um dos problemas com as maiores raízes na política brasileira. A apropriação do público pelo privado vem do sentimento de posse que os agentes públicos têm pelos bens dos quais eles são responsáveis de cuidar. 

Pertinente graças ao regime feudal, grande parte dos agentes públicos não age em prol da sociedade. Em um governo que deveria ser do povo, pelo povo e para o povo, facilmente encontram-se escândalos de corrupção de parlamentares que deixaram de lado os anseios e necessidades da população para agirem apenas em benefício próprio. 

Esses mesmos agentes entram em um ciclo que eles deveriam, por função do cargo, tentar abolir. O sequestro do poder faz com que os interesses pessoais se tornem seu objetivo de vida e a falta de fiscalização apenas incentiva que mais atos inconstitucionais sejam cometidos.

Ficha Técnica:

Produção: Nuno Morgadinho Coelho e Rosemeire Talamone
Edição sonora: Gabriel Soares, Marioaldo Avelino e Luiz Fontana

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.