Momento Odontologia #39: Qual chupeta utilizar?

Mais do que uma questão de marca, a qualidade da chupeta é referente à saúde bucal infantil. Este episódio dá dicas de como escolher a melhor chupeta para uma criança, considerando opções de tamanho, material e formato do bico.

04/11/2019 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 12/11/2019 as 8:42
Momento Odontologia - USP
Momento Odontologia #39: Qual chupeta utilizar?
/

Este episódio do podcast Momento Odontologia traz dicas sobre como escolher a melhor chupeta com participação da mestranda em odontopediatria Paola Mira, da Faculdade de Odontologia da USP Ribeirão Preto. Apesar da grande variedade de opções no mercado, é necessário se atentar a uma série de detalhes que fazem diferença na saúde bucal infantil.

No momento da compra, as informações presentes nas embalagens devem ser conferidas, pois nelas constam especificações sobre o tamanho ideal para cada faixa etária, de acordo com o tamanho da boca da criança. Além disso, também é necessário se atentar ao tipo de material do qual a chupeta é produzida. As mais recomendadas são as de silicone, pois elas retêm menos microrganismos do que o látex, além de possuirem menor índice de reações alérgicas.

O formato do bico deve ser ortodôntico, que se aproxima um pouco mais ao próprio formato do bico do peito durante a sucção. Isso reduz as chances de alteração dentária, dependendo também do tempo e frequência de uso.

Edição sonora: Gabriel Soares
Produção: Rosemeire Talamone e Alexandra Mussolino de Queiroz