Pílula Farmacêutica #2: No verão a saúde também requer cuidados

Este ano a estação começa no dia 22 de dezembro e com sua aproximação já é possível perceber o aumento da umidade relativa do ar e da temperatura. Apesar do clima agradável, o verão não está livre de doenças características do período, causadas principalmente pela alta incidência de chuvas

 22/10/2019 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 12/11/2019 as 8:43
Pílula Farmacêutica - USP
Pílula Farmacêutica - USP
Pílula Farmacêutica #2: No verão a saúde também requer cuidados
/

Os meses entre dezembro e março são conhecidos pelas fortes pancadas de chuva, principalmente nas grandes cidades, que causam enchentes e alagamentos em áreas habitadas, falta de infraestrutura e problemas de escoamento. 

Além das perdas materiais, esses problemas trazem riscos e colocam os habitantes em contato com água contaminada por micro-organismos que podem trazer doenças graves como a leptospirose, causada pela bactéria leptospira, encontrada principalmente na urina dos ratos que ficam nos bueiros. 

Com a precipitação da chuva em frequência quase que diária durante o verão, o acúmulo de água em objetos ocorre muito facilmente. Em terrenos abandonados, quintais e locais  com bastante entulho, qualquer recipiente pode concentrar água parada, e, com isso, passa a ser o local perfeito para a reprodução do mosquito Aedes aegypti, inseto vetor de doenças como chikungunya, febre amarela, dengue e zika.

Para impedir ao máximo que essas doenças se tornem frequentes é primordial adotar medidas que impeçam a reprodução do mosquito. Evitar o acúmulo de água parada, local em que a fêmea bota seus ovos, dificulta que novos mosquitos nasçam e transmitam doenças. 

Outras ações, como vedar caixas de água, trocar os vasos de planta com água e entrar em contato com o setor de zoonoses da sua cidade, em lugares fora de controle, são medidas simples que podem salvar vidas. É importante também que mulheres grávidas usem repelentes, roupas longas e evitem locais em que o Aedes aegypti possa picar e trazer complicações para a mãe e o bebê.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.