Inconsequência tornou-se um traço de caráter brasileiro

Renato Janine comenta a revelação de que Rodrigo Janot pensou em assassinar o ministro Gilmar Mendes

 02/10/2019 - Publicado há 4 anos

Nesta semana, o colunista Renato Janine Ribeiro fala da revelação feita pelo ex-procurador geral da República, Rodrigo Janot, de que pensou em assassinar o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Para Renato Janine, a revelação choca profundamente. “A sensação que eu tenho, e que tenho repetido constantemente, é a seguinte: as pessoas estão inconsequentes, mesmo as pessoas em cargos públicos, com responsabilidades públicas. A inconsequência tornou-se um traço de caráter brasileiro, talvez até nas relações privadas”, destaca o professor.

E o que é ser inconsequente? É você fazer o que dá na telha, seguir seu impulso, sem pensar na consequência dos seus atos. Isso é particularmente ainda mais grave, segundo o colunista, quando vem de alguém a quem a sociedade atribuiu algum poder, como no caso do procurador geral da República. Janine lembra ainda um outro caso: o do atual deputado federal Aécio Neves, quando perdeu a eleição presidencial e passou a deslegitimar o governo Dilma Rousseff.

O mais terrível, segundo o professor, é pensar que a sociedade não repudia de uma maneira cabal as pessoas que fazem isso e não demonstram nenhum comedimento nas relações sociais.

Ouça, no link acima, a íntegra da coluna Ética e Política.


Ética e Política
A coluna Ética e Política, com o professor Renato Janine Ribeiro, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.