Momento Odontologia #34: Chupeta faz mal?

O uso de chupetas ainda causa dúvidas, principalmente no que se trata do tempo recomendado de uso, já que esse hábito pode interferir no desenvolvimento dental e facial infantil. Em contrapartida, a amamentação é comprovadamente uma opção saudável que consegue satisfazer as necessidades fisiológicas e nutricionais dos bebês.
Além da atenção à frequência do uso e a outras “manias”, como a sucção dos dedos, cuidados com a higienização e com a hora certa de retirar a chupeta devem ser levados em consideração. Isso pode afetar tanto o desenvolvimento fonoaudiológico quanto o psicológico da criança, já que ela pode associar a chupeta à necessidade de segurança e afetividade

 23/09/2019 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 19/05/2021 as 11:34
Momento Odontologia - USP
Momento Odontologia - USP
Momento Odontologia #34: Chupeta faz mal?
/

O uso de chupetas é aceitável em bebês e crianças de até dois anos de idade, e é considerado um hábito de sucção não nutritiva, que vai além da amamentação. No entanto, existem controvérsias em relação a sua utilização, porque ainda não foi estabelecido uma frequência ou tempo de uso que não causem prejuízos ou alterações no desenvolvimento dental e facial da criança.

O desenvolvimento de hábitos como o uso de chupeta e sucção do dedo geralmente estão associados à necessidade de uma maior frequência de sucção, o que pode ser solucionado pelo próprio aleitamento materno. Evidências científicas comprovam que crianças amamentadas no peito, por pelo menos seis meses, estão menos propensas ao hábito da chupeta. Nos casos em que a amamentação natural não pode ser realizada e as necessidades de sucção da criança não estejam satisfeitas, o bico pode ser utilizado.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o aleitamento materno exclusivo por seis meses e complementar até aos dois anos de idade, tanto por esses fatores odontológicos quanto pela série de benefícios ao desenvolvimento do bebê. Oferecer a chupeta a uma criança não é um ato tão simples e envolve uma série de outros cuidados a serem considerados, como a escolha da melhor chupeta, formas eficazes de higienização dos bicos e também a idade mais adequada para a retirada da chupeta para evitar danos ao desenvolvimento facial, dental, fonoaudiológico e até mesmo psicológico infantil, por se tratar de uma questão associada com a necessidade de segurança e afetividade da criança. 

Ficha Técnica

Edição sonora: Gabriel Soares
Produção: Rosemeire Talamone e Alexandra Mussolino de Queiroz
Vinheta: Paola Mira e Lais Lima Pelozo

Para receber atualizações com novos episódios, assine o feed do podcast Momento Odontologia. Estamos também no Spotify, no iTunes, Google Podcasts, entre outros apps.
E toda segunda-feira, às 8h05, na Rádio USP (93,7 FM em São Paulo, 107,9 em Ribeirão Preto e streaming).


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.