Lua de Júpiter tem mais vulcões ativos que a Terra, e lançam enxofre

Além de serem em maior número, vulcões na lua IO apresentam grande atividade. Durante erupções eles ejetam uma lava amarelada com enxofre na composição

 20/09/2019 - Publicado há 5 anos

Logo da Rádio USP

A lua IO, que orbita Júpiter, está entre os objetos mais interessantes do nosso sistema solar. Ela já foi monitorada pelas sondas Voyager, Cassini e New Horizons, e pela missão Galileo, que passou quase oito anos na órbita de Júpiter, quando mapeou IO, mostrando pelo menos 150 vulcões ativos. Com uma peculiaridade: lançam enxofre, em uma lava com coloração amarelada.

Nesta edição de Entender Estrelas, o professor João Steiner explica qual a teoria para formações assim em IO e como é possível saber tanta coisa sobre essa lua, mesmo aqui da Terra.

Ouça detalhes clicando no player acima.


Entender as Estrelas – Uma viagem pela astronomia
A coluna Entender as Estrelas – Uma viagem pela astronomia, com o professor João Steiner, no Youtube, com produção dda Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.