Olhos também estão sujeitos a doenças virais

A conjuntivite é a mais conhecida dessas moléstias, mas existem outras, e todas merecem cuidados

 13/09/2019 - Publicado há 5 anos
Logo da Rádio USP

Os olhos, como os demais órgãos do corpo, também estão sujeitos a doenças virais e por serem sensíveis acabam trazendo maior incômodo.  A conjuntivite é, sem dúvida, a doença viral que mais atinge os olhos. A professora  Ruth Miyuki Santo, do Departamento de Oftalmologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, explica que a conjuntivite atinge os olhos tanto no inverno como no verão.

Normalmente é contraída pelas mãos sujas, levadas aos olhos depois de tocar em locais ou objetos contaminados pelo vírus. Na entrevista cujo link pode ser acessado acima, a médica fala com a repórter Sandra Capomaccio sobre como prevenir outras doenças, como a herpes ocular e a ceratite. A recente epidemia de sarampo também é preocupante e pode atingir os olhos.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.