Momento Odontologia #32: Um bebê pode nascer com dentes?

A presença de dentes em recém-nascidos costuma causar bastante preocupação, dúvida e até superstição entre os familiares e muitas vezes se torna notícia de jornal. Não se sabe ao certo por qual motivo eles aparecem tão cedo, mas o mais importante é que uma vez identificada sua presença o bebê seja encaminhado ao odontopediatra para que ele avalie a condição e a necessidade de algum tratamento.

 09/09/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 17/09/2019 as 8:51
Momento Odontologia - USP
Momento Odontologia - USP
Momento Odontologia #32: Um bebê pode nascer com dentes?
/

No programa Dente de Leite de hoje vamos falar sobre os bebês que já nascem com dentes na boca. Um ou mais dentes podem estar presentes na boca do bebê ao nascimento, sendo chamados de “dentes natais”, ou podem aparecer até 30 dias após o nascimento, sendo chamados de “dentes neonatais”.

A presença de dentes em recém-nascidos costuma causar bastante preocupação, dúvida e até superstição entre os familiares e muitas vezes se torna notícia de jornal. Não se sabe ao certo por qual motivo eles aparecem tão cedo, mas o mais importante é que uma vez identificada sua presença, o bebê seja encaminhado ao odontopediatra para que ele avalie a condição e a necessidade de algum tratamento.

É importante avaliar se esse dente de leite faz parte dos demais dentes de leite da criança ou se ele é um dente a mais do normal de 20 dentes. Isso pode ser definido por meio de um exame clínico e radiográfico. Caso seja um dente a mais, ele pode ser extraído para que não prejudique o aleitamento materno.

A presença de dentes logo após o nascimento não é desejada, pois pode causar lesões e úlceras na língua do bebê ou mesmo no seio da mãe. Caso seja um dente de leite normal da criança, ele pode ser mantido na boca, desde que não esteja muito mole, o que decorre da falta de formação de sua raiz. Caso apresente mobilidade, este deve ser extraído pelo risco de aspiração. 

Além de avaliar o caso e estabelecer o melhor tratamento, o papel do odontopediatra é dar informações e acalmar a família, pois esta é uma condição de fácil resolução.  

Ficha Técnica

Edição sonora: Gabriel Soares
Produção: Rosemeire Talamone e Leticia Acquaviva
Para receber atualizações com novos episódios, assine o feed do podcast Momento Odontologia. Estamos também no Spotify, no iTunes, Google Podcasts, entre outros apps.
E toda segunda-feira, às 8h05, na Rádio USP (93,7 FM em São Paulo, 107,9 em Ribeirão Preto e streaming).


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.