Colunista comenta politização como forma de combate ao autoritarismo

Sucesso de reivindicações populares ressalta diferenças entre cenários políticos britânico e chinês

 06/09/2019 - Publicado há 5 anos

O premiê britânico Boris Johnson enfrentou duas derrotas seguidas nesta semana, já que a Câmara dos Comuns aprovou uma proposta de lei que impede a realização do Brexit sem um acordo e rejeitou a realização de uma nova eleição-geral. Enquanto isso, em Hong Kong, as semanas de protestos civis deram resultado: a lei que permitiria extraditar suspeitos de oposição do governo para a China continental foi revogada.

Na coluna de hoje, Marília Fiorillo comenta as diferenças entre as políticas britânica e chinesa, dizendo que “a fórmula ‘vai ser assim porque eu quero e porque eu mando’ nem sempre dá certo”, em referência à tentativa de Johnson de dissolver o parlamento inglês. As disparidades em relação às reivindicações acatadas em Hong Kong são ressaltadas pela especialista ao indicar a participação política como forma de reclamar direitos e combater o autoritarismo. “Existem lugares em que o líder do governo não faz o que quer só porque quer, assim como há lugares em que a população tem uma tradição politizada arraigada, onde seus protestos conseguem resultado”, diz.

Ouça no player acima a coluna Conflito e Diálogo.


Conflito e Diálogo
A coluna Conflito e Diálogo, com a professora Marília Fiorillo, vai ao ar quinzenalmente sexta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9 ) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.