Momento Odontologia #28: Quais sintomas a criança pode apresentar com o nascimento dos dentes?

O nascimento dos dentes pode ser acompanhado de aumento na salivação e coceira na gengiva. A criança pode ficar manhosa, irritada, perder o apetite e ter o sono agitado. Nessa fase a gengiva pode ficar mais avermelhada, arroxeada e inchada que o normal, podendo ocorrer ainda febre baixa e fezes amolecidas

 12/08/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 19/08/2019 as 16:11
Momento Odontologia - USP
Momento Odontologia - USP
Momento Odontologia #28: Quais sintomas a criança pode apresentar com o nascimento dos dentes?
/

Os sintomas que ocorrem durante o nascimento dos dentes é tema do programa Dente de Leite desta semana. Embora algumas vezes os dentes de leite possam aparecer na boca sem causar nenhum sintoma, na maioria dos casos há manifestações que podem incomodar tanto a criança como os pais.

O nascimento dos dentes pode ser acompanhado de aumento na salivação, quando a criança fica babando, e coceira na gengiva, que faz com que coloque objetos na boca com maior frequência, seja brinquedos, o dedo, a mão ou a chupeta. A criança pode ainda ficar manhosa, irritada, perder o apetite e ter o sono agitado. Nessa fase a gengiva pode ficar mais avermelhada, arroxeada e inchada que o normal, podendo ocorrer febre baixa e fezes amolecidas. É importante saber que esses sintomas são passageiros e podem variar de criança para criança e de dente para dente. Mas, caso os sintomas se tornem muito intensos e persistirem por muito tempo, é importante consultar um profissional de saúde.

Embora o nascimento dos dentes de leite possa trazer bastante incômodo e preocupar algumas mães, essa é uma fase bastante importante para a criança, pois a partir dela poderá receber alimentação mais sólida, morder e até mastigar os alimentos. Uma mastigação eficiente é muito importante para a sua saúde geral e para o desenvolvimento correto de suas estruturas bucais e faciais. O nascimento dos dentes pode causar coceira, irritação e até febres baixas.

Ficha Técnica

Edição sonora: Gabriel Soares
Produção: Rosemeire Talamone e Alexandra Mussolino de Queiroz
Vinheta: Paola Mira e Lais Lima Pelozo
Para receber atualizações com novos episódios, assine o feed do podcast Momento Odontologia. Estamos também no Spotify, no iTunes, Google Podcasts, entre outros apps.
E toda segunda-feira, às 8h05, na Rádio USP (93,7 FM em São Paulo, 107,9 em Ribeirão Preto e streaming).

Produção e Apresentação Rosemeire Talamone
CoProdução: Alexandra Mussolino de Queiroz (FORP), Letícia Acquaviva (FO), Paula Marques e Tiago Rodella (FOB)
Edição: Rádio USP Ribeirão
E-mail: ouvinte@usp.br
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS  
 
 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.