Colunista comenta a série britânica “Years and Years”

“Trata do declínio do império ocidental com um toque de utopia, finalizando com o velho e bom fator humano”, analisa Marília Fiorillo

 09/08/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 10/08/2019 as 22:05

Logo da Rádio USP

Nesta edição a professora Marília Fiorillo comenta a série britânica Years and Years, produção conjunta da BBC e HBO, “em que a ficção supera e profetiza a realidade”, destaca.

O mundo controlado pelos dispositivos digitais, a vitória do populismo de extrema-direita, novas e velhas epidemias, campos de refugiados, campos de desaparecidos, cuja existência é negada pelos governos, botes lotados de imigrantes que se afogam no caminho, a população anestesiada pela desinformação, o sistema financeiro entrando em colapso, a calota polar se derretendo e a guerra entre Estados Unidos e China são alguns dos tópicos abordados pela série em que apenas um deles ainda não se consumou plenamente na vida real.

Para Marília, a série aparentemente se trata de uma distopia, “a saga de um mundo agonizante que já não tem jeito. A produção descreve encontros e desencontros de uma família normal numa realidade cada vez mais bizarra e disfuncional ao longo de 15 anos”.

A professora afirma que o sensacional é que a série não é ficção científica com cenários futuristas. Nós nos reconhecemos nos personagens, tramas e sentimentos triviais”, pontua.

Ouça no link acima a íntegra da coluna Conflito e Diálogo.


Conflito e Diálogo
A coluna Conflito e Diálogo, com a professora Marília Fiorillo, vai ao ar quinzenalmente sexta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9 ) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.