Estudo testará memória visual e de longo prazo de voluntários

Pesquisa da USP, em Ribeirão Preto, fará testes com pessoas de 18 a 35 anos

 15/08/2019 - Publicado há 5 anos
Pesquisa de psicologia e memória procura voluntários – Foto: Divulgação

Em Ribeirão Preto, um estudo no Laboratório de Psicologia Cognitiva da USP pretende relacionar os efeitos da memória de trabalho visual na memorização de longo prazo. Para sua realização, o projeto está recrutando voluntários de idade entre 18 e 35 anos para completar testes. Eles serão realizados em frente a um monitor para completar tarefas de memória visual com caracteres chineses. A participação é única e deve durar menos de uma hora.

Jean Marques, autor da pesquisa, explica que o objetivo é investigar como estímulos visuais inéditos ou familiares são codificados e recuperados na memória de curto prazo. “A justificativa deste estudo se dá pela necessidade em compreender os fenômenos da memória de curto prazo e sua relação com a memória de longo prazo”, explica.

Os estímulos visuais inéditos são caracteres chineses. Por isso, os voluntários procurados não podem ser leitores dos idiomas chinês ou japonês. Os encontros serão no Departamento de Psicologia, no bloco 6, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), no campus da USP em Ribeirão Preto. A pesquisa será feita durante o mês de agosto até a primeira quinzena de setembro.

A tarefa do voluntário consiste em memorizar um ou três caracteres chineses apresentados na tela de um microcomputador. Após breve período, deverá compará-los com novos caracteres. Os dados coletados são a resposta de cada prova e o tempo para respondê-la.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.