Os automóveis jogam nove toneladas de C02 na atmosfera por dia

Segundo pesquisadora, Maria Lúcia Moura Campos, dados levaram em conta apenas o campus da USP de Ribeirão Preto

 07/08/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 28/04/2020 as 13:31

O programa Ambiente É o Meio desta semana, 7 de agosto, recebe a professora Maria Lúcia Moura Campos, da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP. Ela fala sobre emissões atmosféricas. 

A professora realiza pesquisas relacionadas à química da atmosfera desde 2001 e, com foco nas transformações que ocorrem na atmosfera, Maria Lúcia afirma que, somente no campus da USP de Ribeirão, a circulação de veículos é responsável por nove toneladas de CO2 emitidos por dia. Ela explica que a pesquisa levou em consideração que 50% dessas emissões podem ser renováveis, pois no processo de fotossíntese os gases emitidos pelo etanol são incorporados por plantas e afirma que ao calcular esses valores por ano, levando  em conta meses de férias “teríamos cerca de 2 mil toneladas de emissão de gás carbônico por ano dentro do campus”. 

A pesquisadora afirma ainda que para neutralizar o efeito dessa emissão na atmosfera seriam necessários, em média, sete hectares de floresta, o que equivale a  12 mil árvores por ano. Já para a cidade de Ribeirão Preto, “com cerca de 530 mil veículos”, seriam necessários três mil hectares de árvores por ano para neutralizar apenas os combustíveis fósseis, “isso contando com os 50% da emissão do combustível que é renovável, se não seriam seis mil hectares”.  

Ambiente É o Meio é uma produção da Rádio USP Ribeirão Preto em parceria com professores da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP e Programa USP Recicla da Superintendência de Gestão Ambiental (SGA) da USP.

Sintonize Ambiente É o Meio em 107,9 MHz na Rádio USP Ribeirão ou em 93,7 MHz na Rádio USP São Paulo todas as quartas-feiras a partir das 13 horas. Reprise aos domingos, às 17h30, nas duas emissoras.  


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.