“Momento Música na USP” apresenta a diversidade artística na Universidade

Programa da Rádio USP exibiu, em julho, apresentações da Orquestra Sinfônica da USP e do Coral da USP, entre outras atrações

02/08/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 15/10/2019 as 11:44
A Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) - Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Transmitido todas as terças-feiras, às 21 horas, pela Rádio USP (93,7 MHz), o programa Música na USP procura trazer o que de melhor e mais interessante orquestras, corais e músicos uspianos produziram ou produzem. No último mês de julho, foram estas as composições exibidas:

Coralusp - Foto: Cecília Bastos / USP Imagens

O Coral da USP (Coralusp), grupo formado por vários corais na Universidade, apresentou Cantigas Portuguesas 3, que expôs uma nova leitura do vilancico português, um gênero de música profana muito em voga em terras lusitanas entre os séculos 16 e 18.

A Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) - Foto: Divulgação / Osusp

Neste dia, a Rádio USP veiculou um programa no qual a Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) apresentou a Fantasia sobre um Tema de Thomas Tallis, obra composta por Ralph Vaughan Williams, em que a sonoridade da música remete a um órgão de igreja.

Eduardo Monteiro - Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Este programa apresentou Quarteto para Piano e Cordas, opus 26, de Henrique Oswald, interpretada pelo pianista Eduardo Monteiro, professor do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, e pelo Ensemble São Paulo.

Coralusp - Foto: Cecília Bastos / USP Imagens

O Coralusp apresentou músicas baseadas em temas folclóricos brasileiros e uma composição de Gilberto Mendes a partir do poema Inspiração, do poeta Mário de Andrade.