Colunista aponta que capitalismo está abalado no mundo

O sistema economico vem passando por um realinhamento do capitalismo mundial

 01/08/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 30/03/2017 as 18:13

cab_gilson

Ouça o comentário do professor Gilson Schwartz na coluna “Iconomia” desta semana para a Rádio USP:

logo_radiousp790px

 

20161005_mundo_colunistagilson
Foto: Visual Hunt

Para o colunista, o momento é crítico, numa esfera simbólica, mas significa um alinhamento do capitalismo no âmbito mundial. Os Estados Unidos se recuperam depois da grande crise de 2008 e se reafirmam como potência mundial em todos os setores. Segundo Schwartz, o fluxo de investimentos cresceu 160% nos países da América do Norte e 65% na Europa.

O Brasil vem sofrendo com a crise, e com a perspectivas da elevação dos juros americanos, o quadro se complica. Schwartz acredita que vamos ter que mudar a nossa política econômica nacional e olhar os investimentos estrangeiros, já que os investimentos globais estão concentrados nos países mais ricos.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.