Momento Tecnologia #13: Como simulador da USP ajuda a economia do Brasil

O Tanque de Provas Numérico da USP é referência mundial na área de ensaios e avaliação de embarcações e plataformas no Brasil. Ele auxilia em duas áreas da economia brasileira, a portuária e a de indústria de óleo e gás, fazendo com que o Brasil aumente o seu potencial econômico no exterior. Mas, muito mais do que isso, ele também tem potencial para melhorar a sustentabilidade do País.

10/07/2019 - Publicado há 5 anos
Momento Tecnologia - USP
Momento Tecnologia #13: Como simulador da USP ajuda a economia do Brasil
/

Você sabia que a USP tem o único laboratório integrado de simulação de navios do País? Chamado Tanque de Provas Numérico (TPN), totalmente desenvolvido por alunos e pesquisadores da Escola Politécnica da USP, o curioso laboratório não é apenas um simulador da cabine de comando de um navio. Mas sim uma das referências mundiais na área de ensaios e avaliação de embarcações e plataformas.

Consolidado em duas áreas da economia brasileira – a área portuária e a área de indústria de óleo e gás – hoje em dia ele também tem potencial para adentrar em outras áreas, como, por exemplo, a de energias renováveis.

Grande parte das plataformas que hoje operam no litoral brasileiro e praticamente todos os portos do País foram testados com os equipamentos do TPN. É a única infraestrutura do Brasil capaz de prover esse recurso. Integrando um tanque de ondas com sistemas de simulação computacional numérica de última geração, a pessoa que entra ali se sente em alto mar, na ponte de comando de um navio.

Esse assunto pode parecer confuso, mas nesta edição do Momento Tecnologia o professor Eduardo Aun Tannuri e o engenheiro Pedro Cardoso de Mello explicam como tudo isso funciona de forma simples, além das principais aplicações hoje na sociedade. Vem ouvir!

Para receber atualizações com novos episódios, assine o feed do podcast Momento Tecnologia. Estamos também no Spotify, no iTunes, Google Podcasts, entre outros apps.

Reportagem e apresentação: Maria Paula Andrade

Edição de Áudio e Sonorização: Rafael Simões