Cruesp emite comunicado sobre as negociações da data-base de 2019

Este ano, o Conselho de Reitores se reuniu quatro vezes com o Fórum das Seis para tratar do reajuste salarial

13/06/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 17/06/2019 as 9:42

No dia 13 de junho, o Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp) emitiu um comunicado sobre as negociações com o Fórum das Seis relacionadas à data-base de 2019. Leia, a seguir, a íntegra do informe.

Comunicado Cruesp nº 05/2019

Campinas, 13 de junho de 2019.

A propósito das negociações relacionadas à data-base de 2019, o Cruesp esclarece o seguinte:

As negociações nunca foram interrompidas unilateralmente por parte do Cruesp, tendo sido programada nova reunião com o Fórum das Seis no segundo semestre, conforme a evolução do ICMS no Estado de São Paulo.

Essa programação foi definida na última reunião realizada com o Fórum das Seis, em 27 de maio, quando o Cruesp propôs o acompanhamento conjunto da evolução da arrecadação de ICMS ao longo do primeiro semestre e meados do segundo semestre. Naquela oportunidade, ficou estabelecido o agendamento de nova reunião do Cruesp com o Fórum das Seis para a segunda quinzena de outubro, caso a arrecadação até o final de setembro atingisse R$ 80 bilhões, para uma arrecadação projetada no ano de R$ 108,2 bilhões.

Importante destacar que o Cruesp se reuniu com o Fórum das Seis, até agora, por quatro vezes, e em todas as oportunidades expôs, com base nos indicadores econômicos, os motivos pelos quais não é possível, neste momento, atender à solicitação de aumento apresentada pela entidade.

Considerando o cenário de incertezas pelo qual passa o país, a situação financeira atual das Universidades Paulistas e a necessidade de atenuar as perdas salariais ocorridas ao longo dos últimos doze meses sem, no entanto, aprofundar o déficit orçamentário das Universidades, o Cruesp estabeleceu o reajuste de 2,2% a partir do dia 1º de maio, nos salários dos servidores técnicos administrativos e docentes das três instituições.

Especificamente no caso da Unesp, como a prioridade é garantir o pagamento do 13º salário de 2019, a Universidade avaliará o melhor momento para aplicar o índice de reajuste aprovado pelo Cruesp.

O Cruesp também mantém a proposta de criação de Grupo de Trabalho para estabelecer política salarial para as três Universidades nos próximos anos, e GT para acompanhar a proposta de Reforma da Previdência.

O Cruesp se coloca, ainda, à disposição para encaminhar propostas conjuntas que defendam a autonomia universitária e o financiamento público das universidades.

Marcelo Knobel
Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp)