Ciência USP #13: O carboidrato é um vilão ou um injustiçado?

O carboidrato tem fama de vilão. Porém, em uma dieta considerada equilibrada, ele equivale a mais de 50% da alimentação diária. Conversamos sobre o assunto com integrantes do projeto Alimentos Sem Mitos e do canal Nunca Vi 1 Cientista. E mais: um estudo alerta para a alta concentração de antibióticos em rios de diferentes regiões do planeta.

04/06/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 12/06/2019 as 16:06
Ciência USP - USP
Ciência USP #13: O carboidrato é um vilão ou um injustiçado?
/

O carboidrato ganhou fama de vilão porque está presente em grandes quantidades em pães bolos, massas, pizzas, doces… Tudo aquilo que a gente ouve por aí que deve evitar, se quiser emagrecer. No entanto, em uma dieta equilibrada, ele equivale a mais de 50% da alimentação diária. Para desfazer alguns mitos relacionados a esse importante nutriente, Ciência USP conversou com as nutricionistas Eliana Bistriche e Kristy Coelho, ambas pesquisadoras do Centro de Pesquisa em Alimentos – FoRC e colaboradoras do site Alimentos Sem Mitos, e o farmacêutico João Victor Cabral Costa, que faz doutorado em bioquímica no Instituto de Química da USP e integra a equipe do canal Nunca Vi 1 Cientista.

E mais: no destaque deste episódio, falamos sobre um estudo da Universidade de York, no Reino Unido, que analisou a presença de 14 antibióticos em amostras de águas de rios de 72 países. O resultado é preocupante. Foram encontrados antibióticos em rios de 65% das regiões monitoradas. Em alguns casos, a concentração das substâncias foi 300 vezes maior do que o limite máximo de segurança estipulado pela associação da indústria farmacêutica.

Apresentação: Silvana Salles
Redação: Luiza Caires e Silvana Salles