LGBT no mercado de trabalho e nas organizações

Esse é o tema desta edição do programa “Diversidade em Ciência”, que traz como convidado o relações-públicas Ricardo Sales

20/05/2019 - Publicado há 5 anos
No Diversidade em Ciência, Ricardo Alexino Ferreira entrevista o relações-públicas e consultor Ricardo Gonçalves de Sales, mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da USP, sobre o mercado de trabalho e o segmento LGBTI+ (sigla que tem sofrido várias transformações nos últimos anos e atualmente significa Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Transgêneros, Intersexuais, Queer, dentre outras designações).
Ricardo Gonçalves de Sales – Foto: Ricardo Alexino

Ricardo Sales defendeu a dissertação Políticas de respeito à diversidade sexual no ambiente de trabalho: análise das percepções sobre o papel da comunicação em organizações participantes do Fórum de Empresas e Direitos LGBT, na ECA-USP, e atualmente  faz o doutorado Relações-Públicas e políticas de respeito à diversidade LGBT nas organizações: possibilidades, limitações e desafios, também na ECA-USP; além de ser membro do Grupo de Estudos em Diversidade e Interculturalidade (Dicult-USP).

“Os temas identidade de gênero e diversidades ainda têm sido pouco trabalhados dentro das universidades, e, somando-se à pouca convivência com as diferenças de classe, gênero e outras, isso pode enviesar a formação acadêmica, já que intensifica a bolha social e a exclusão”, explica Ricardo Sales.
Segundo ele, atualmente as organizações empresariais começam a apresentar algumas políticas de inclusão. “Mas todos, sejam empresas, Jornalismo, Cinema, Relações-Públicas e outros campos, ainda têm muito o que aprender e fazer na abordagem da diversidade sexual.”
O Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica voltado para as ciências da diversidade e os direitos humanos e vai ao ar toda segunda-feira, às 13 horas, com reapresentações às terças-feiras, às 2 horas, e aos sábados, às 14 horas, com direção e apresentação do jornalista, professor da ECA-USP e membro da Comissão de Direitos Humanos da USP, Ricardo Alexino Ferreira, e operação de áudio de João Carlos Megale.
O Diversidade em Ciência é gravado nos estúdios do Departamento de Comunicações e Artes/Educomunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).
A Rádio USP-FM pode ser sintonizada em 93,7 MHz/SP ou pelo link: http://www.radio.usp.br/?page_id=5404