Lojas autônomas, em que os consumidores precisam apenas de um celular e de um aplicativo para realizar tarefas como pesagem de mercadorias e pagamento de compras, já são uma realidade no Brasil. E esse novo modelo de mercado está fazendo com que trabalhadores se especializem em áreas voltadas para a tecnologia.
Pesquisa encomendada pela Apas (Associação Paulista de Supermercados) e realizada pelo Ibope Inteligência revela que 86% das pessoas preferem não interagir com atendentes. Sendo assim, empresas estão desenvolvendo novos modelos de supermercados, como o Self Check-Out, onde o consumidor realiza todas as tarefas por meio de um aplicativo no celular, deixando os funcionários, como atendente de caixa, obsoletos.
De acordo com o professor Luciano Nakabashi, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP, esse novo modelo de mercado favorece os clientes com o uso apenas de tecnologia, mas, por outro lado, a classe trabalhadora corre o risco de perder espaço. No entanto, o deslocamento de mão de obra para outros setores pode resolver o problema.
Para o professor, o Brasil tem um grande déficit na educação, especialmente na área de exatas, o que faz com que jovens recém-formados tenham grandes dificuldades quando ingressam no mercado de trabalho e, por vezes, as empresas são responsáveis por contribuir com o término da formação de seus funcionários.
Ouça a entrevista no link acima.