Momento Cidade #01: E se o ônibus fosse o transporte preferido dos paulistanos?

Para especialistas, a diminuição de tarifas, maior integração entre diferentes tipos de transporte público e desburocratizar a gestão do setor ampliaria o uso do ônibus e melhoraria o trânsito em São Paulo

Por
 14/05/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 07/10/2019 as 10:59
Momento Cidade - USP
Momento Cidade - USP
Momento Cidade #01: E se o ônibus fosse o transporte preferido dos paulistanos?
/

Atualmente, a frota de ônibus na cidade de São Paulo é de quase 15 mil veículos. Embora boa parte da população utilize o transporte público diariamente, os automóveis continuam sendo o meio de locomoção preferido dos paulistanos.

Em sua edição de estreia, o Momento Cidade questionou: E se todo mundo, ou pelo menos, muito mais gente, decidisse deixar o carro em casa para ir de ônibus à escola ou ao trabalho, o trânsito ia melhorar?

Para responder essa pergunta e esclarecer informações importantes sobre o transporte público em São Paulo, entrevistamos a pesquisadora Carolina Requena, do Centro de Estudos da Metrópole (CEM) na USP. Durante sua pós-graduação, a especialista estudou a burocracia dos órgãos da Prefeitura que cuidam do trânsito e do transporte público. Para ela, um dos maiores problemas do trânsito hoje é a grande presença dos carros particulares nas ruas. 

Além dela, conversamos com o professor Mauro Zilbovicius, do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica (Poli) da USP. Um dos campos de estudo do docente envolve entender os impactos das novas tecnologias e, especificamente, a questão do custo da operação dos ônibus em São Paulo. De acordo com ele, o sistema de linhas de ônibus municipal é antigo e não responde à demanda de hoje.

Juntos, os especialistas defendem que o uso do ônibus como principal meio de transporte dos paulistanos aumentaria com a diminuição de tarifas, maior integração entre diferentes tipos de transporte público, uma reforma das linhas e um esforço para desburocratizar a gestão do setor. 

Entenda mais sobre a licitação dos ônibus em São Paulo nas colunas da professora Raquel Rolnik para o Jornal da USP:

Transporte público em SP continua na mão das empresas de ônibus

Licitação de ônibus em SP traz pontos positivos e negativos

O Momento Cidade é uma produção da Rádio USP. Ouça o podcast na íntegra no player acima. Siga no Spotify, no Apple Podcasts ou seu aplicativo de podcasts favorito.

Ficha técnica

Reportagem: Denis Pacheco, com colaboração de Silvana Salles.
Edição: Rafael Simões


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.