Momento Tecnologia #09: Sistema pode ajudar a combater fraudes e irregularidades em combustíveis

Modelo atual de inspeção de postos de combustíveis não é eficiente por demandar o comparecimento presencial dos fiscais. Para solucionar o problema, um grupo da USP propõe uma solução tecnológica.

Por
 14/05/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 31/05/2019 as 10:24
Momento Tecnologia - USP
Momento Tecnologia - USP
Momento Tecnologia #09: Sistema pode ajudar a combater fraudes e irregularidades em combustíveis
/

Há anos, o Brasil sofre com casos envolvendo fraudes e irregularidades no setor de combustíveis. Isso acontece porque existe uma grande quantidade de estabelecimentos que necessitam de fiscalização, entretanto, o modelo atual de inspeção não é eficiente por demandar o comparecimento presencial dos fiscais.

Nesta edição do Momento Tecnologia, destacamos uma tecnologia desenvolvida por pesquisadores da USP que pode ajudar na solução destes problemas: o Sistema Autenticador e Transmissor (SAT). O equipamento é responsável por transmitir dados coletados na bomba diretamente para a Secretaria da Fazenda e essas informações são capazes de indicar padrões suspeitos que devem ser checados presencialmente.

O objetivo do projeto, que já está sendo implementado no estado de São Paulo, é sua expansão para todo o território nacional. Para os pesquisadores, o equipamento pode não só ajudar a esfera tributária, mas também a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). 

Para receber atualizações com novos episódios, assine o feed do podcast Momento Tecnologia. Estamos também no Spotify, no iTunes, Google Podcasts, entre outros apps.

Quinzenalmente, às terças-feiras às 8:05 na Rádio USP (93,7 FM e streaming).

 

Ficha técnica

Reportagem e apresentação: Mayumi Yamasaki

Edição de Áudio e Sonorização:  Beatriz Juska 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.