Ciência USP #09: Mulheres que fizeram da ciência a matéria-prima para empreender

Você já imaginou quais são os desafios enfrentados por quem quer empreender a partir da ciência? Neste episódio, contamos as história de três mulheres que trilharam este caminho. Também contamos como os microrganismos que vivem no intestino podem dizer se uma pessoa tem ou não tem câncer.

 09/04/2019 - Publicado há 5 anos
Ciência USP - USP
Ciência USP - USP
Ciência USP #09: Mulheres que fizeram da ciência a matéria-prima para empreender
/

Você já imaginou quais são os desafios enfrentados por quem quer empreender a partir da ciência? Para este episódio de Ciência USP, conversamos com três mulheres que transformaram conhecimento científico em matéria-prima das startups que lideram. Em comum, todas fundaram empresas que foram ou estão incubadas pela Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de São Paulo USP/Ipen – Cietec e tiveram apoio da Fapesp.

Além das trajetórias dessas mulheres, falamos também sobre o trabalho de pesquisadores da USP e da Universidade de Trento, na Itália, que utilizaram inteligência artificial para predizer, com alta precisão a presença ou não de câncer colorretal a partir de análises da microbiota intestinal dos pacientes. Quem conta essa história é a Valéria Dias, que é autora de uma reportagem sobre o assunto publicada no Jornal da USP.

Ficha técnica

Apresentação: Silvana Salles
Produção: Luiza Caires
Edição de som: Rafael Simões


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.