Jornal da USP no Ar: Medicina #01 – Tem gordura que emagrece

Bem estimulada, pode auxiliar no consumo de calorias e perda de peso

 01/03/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 31/05/2019 as 10:53
Jornal da USP no ar: Medicina
Jornal da USP no ar: Medicina
Jornal da USP no Ar: Medicina #01 - Tem gordura que emagrece
/

Hoje estamos estreando uma nova série de podcasts. Vamos apresentar estudos, pesquisas, inovação na área de Medicina, em entrevistas exclusivas com especialistas da USP, que foram ao ar no Jornal da USP no Ar, da rádio USP.

Você sabia que tem gordura que emagrece? Bem estimulada, pode auxiliar no consumo de calorias e perda de peso. Neste primeiro episódio, você também vai conhecer um aplicativo que ajuda a descobrir a que medicamentos você é alérgico.

O Tecido Adiposo Marrom (TAM) é conhecido há muitas décadas como um tecido termogênico em mamíferos, porém sua significância clínica em humanos vem demonstrando que adultos também possuem TAM ativo, especialmente após exposição ao frio. Essa descoberta levou a um enorme aumento nas pesquisas sobre o assunto, já que sua ativação, levando a um aumento do gasto energético, poderia, pelo menos na teoria, ser uma possível arma no tratamento da obesidade e da diabete tipo 2 e sua redução ou ausência ser uma causa de ganho de peso. Muitos compostos vêm sendo estudados como possíveis recrutadores e ativadores desse tecido. Uma tese de doutorado na Faculdade de Medicina da USP (FM) aponta que a melatonina é um deles. O Jornal da USP no Ar conversou sobre o assunto com o médico Márcio Mancini,  chefe do Grupo de Obesidade do Hospital das Clínicas (HC) da FMUSP.

A outra entrevista do podcast é sobre a reação adversa a medicamento, segundo a Anvisa, qualquer efeito nocivo, não intencional e indesejado de uma droga, observado nas doses terapêuticas habituais em seres humanos para fins terapêuticos, profiláticos ou diagnósticos. Mesmo algum produto ou substância a que você está acostumado pode provocar alergia. Para falar sobre o assunto, o Jornal da USP no Ar conversou com Fábio Morato Castro, professor de Imunologia Clínica e Alergia do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina (FM) da USP e supervisor do Serviço de Imunologia e Alergia do Hospital das Clínicas (HC) da FM.

Não se esqueça, essas e outras entrevistas você acompanha no Jornal da USP no Ar, de segunda a sexta, das 7h30 a 9h30 da manhã, na rádio USP 93,7 em São Paulo, 107,9 em Ribeirão Preto e streaming.

Você pode baixar o podcast e ouvir a qualquer hora, acessando jornal.usp.br  ou utilizar seu agregador de podcasts preferido, no Spotify, iTunes e CastBox.
Ficha técnica

Apresentação e produção: Roxane Ré

Edição de Som: Cido Tavares


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.