Momento Odontologia #04: Erosão dental, o mal da era moderna

Como acontece a erosão dental? Vários são os fatores e entre eles estão os biológicos, comportamentais e químicos

 11/02/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 19/05/2021 as 11:42
Momento Odontologia - USP
Momento Odontologia - USP
Momento Odontologia #04: Erosão dental, o mal da era moderna
/

Felizmente, nas últimas décadas, temos observado uma diminuição na prevalência dos índices de cárie dental. Ao mesmo tempo, observamos o aumento da longevidade de vida das pessoas, que acabam mantendo seus dentes por mais tempo na boca. Além disso, os hábitos e o estilo de vida da população mudaram consideravelmente.  A erosão dental faz parte de um grupo de outros defeitos dentais chamados de lesões não cariosas. Muita atenção deve ser dada para o fato de que as lesões não cariosas são doenças contemporâneas, com relação direta com o nosso estilo de vida.

Como acontece a erosão dental? Fatores biológicos, comportamentais e químicos interagem com a superfície do dente, e, ao longo do tempo, tanto podem desgastar, ou mesmo proteger, dependendo de seu equilíbrio. A interação de todos esses fatores é fundamental e ajuda a explicar por que alguns indivíduos apresentam mais erosão do que outros, mesmo que estejam expostos a exatamente aos mesmos desafios ácidos em suas dietas.

A necessidade individual de tratamento depende da etiologia, do desconforto do paciente, da extensão e da profundidade da lesão.  Controle da dieta com a redução no consumo de alimentos ácidos, remoção de hábitos deletérios devem ser instituídos. Muitas vezes, esse passo é difícil, pois necessita da colaboração do paciente.

Terapias como a aplicação tópica de flúor, mastigação de gomas de mascar sem açúcar para estimular o fluxo salivar após o consumo de alimentos ácidos, consumo de bebidas modificadas com reduzido potencial erosivo são algumas medidas que podem reduzir a progressão da erosão dental. Pastas menos abrasivas e a diminuição da força na escova durante a escovação, além do uso de escovas de cerdas macias, e esperar 30 a 60 minutos após consumo de bebidas ácidas para escovar os dentes também são recomendações.

 

 

Ficha técnica:
Edição sonora: Gabriel Soares
Vinheta: Cido Tavares
Produção: Rosemeire Talamone

Para receber atualizações com novos episódios, assine o feed do podcast Momento Odontologia . Estamos também no Spotfy, no iTunes, Google Podcasts, entre outros apps.

E toda segunda-feira às 8:05 na Rádio USP (93,7 FM e streaming).

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.