Ciência USP #04: Quem decide como serão as políticas de uma cidade?

Fizemos uma visita às ciências sociais para conversar com Eduardo Marques, do Centro de Estudos da Metrópole. Ele é organizador de um livro recente, chamado “As políticas do urbano em São Paulo”. E ainda: conheça o unicórnio pré-histórico que viveu 39 mil anos atrás.

 29/01/2019 - Publicado há 5 anos
Ciência USP - USP
Ciência USP - USP
Ciência USP #04: Quem decide como serão as políticas de uma cidade?
/

Neste episódio do Ciência USP, fazemos uma visita às ciências sociais para conversar com Eduardo Marques, do Centro de Estudos da Metrópole e do Departamento de Ciência Política da USP. Ele é organizador de um livro chamado As políticas do urbano em São Paulo, lançado no final de 2018. O livro traz resultados de um projeto de pesquisa que analisou as políticas públicas que constroem a cidade, como habitação, transporte e coleta de lixo. Só que o foco não foram as políticas em si, mas sim a governança por trás delas. Em outras palavras: quem são as pessoas e instituições que influenciam as políticas do urbano.

Também neste episódio, falamos sobre um unicórnio pré-histórico. Nada parecido com o personagem mitológico que é figurinha recorrente na cultura pop e nas fantasias de carnaval, o Elasmotherium sibiricum tinha proporções mais próximas às de um mamute do que às de um cavalo. Segundo uma pesquisa publicada na revista científica Nature Ecology & Evolution, ele viveu até pelo menos 39 mil anos atrás. Época em que já havia Homo sapiens por aí!

Ficha técnica
Apresentação e reportagem: Silvana Salles
Redação: Luiza Caires e Silvana Salles
Sonorização: Rafael Simões
Consultoria científica: Gabriel de Souza Ferreira (doutorando em Biologia Comparada pela FFCLRP-USP)
Vinheta: Cido Tavares e Míriam Ramos

Este podcast tem conteúdos da ONU News e UN-HABITAT.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.