Momento Odontologia #02 : Cerca de 99% da população brasileira sofre com problemas na gengiva

Cláudio Pannuti, professor da Faculdade de Odontologia, diz que as doenças da gengiva são silenciosas, isto é, não doem e normalmente não incomodam o paciente

 28/01/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 13/09/2019 as 11:21
Momento Odontologia - USP
Momento Odontologia - USP
Momento Odontologia #02 : Cerca de 99% da população brasileira sofre com problemas na gengiva
/

No segundo Momento Odontologia e primeira edição do Boletim Saúde Bucal, o assunto é periodontite, uma doença  inflamatória que afeta a gengiva e o osso que segura os dentes, com o professor Claudio Pannuti, da Faculdade de Odontologia (FO) da USP. De acordo com o livro Guinness de Recordes Mundiais, a doença periodontal é a doença mais comum do mundo. Por exemplo, no Brasil, 99% das pessoas têm algum tipo de doença periodontal.  Existem duas formas de doença periodontal: gengivite e periodontite. A gengivite é a forma inicial da doença periodontal, e afeta apenas a gengiva. É caracterizada por sangramento da gengiva, que pode ocorrer, por exemplo, quando a pessoa escova os dentes.

As doenças periodontais são causadas por diversos fatores. O principal causador é o acúmulo de bactérias na superfície dos dentes, que por sua vez é consequência da má higiene bucal.  Alguns fatores podem acelerar o avanço da periodontite. Por exemplo, pacientes que fumam perdem o osso em um ritmo bem mais acelerado que os pacientes que não fumam. Consequentemente, fumantes perdem mais dentes do que não fumantes. Por isso, é importante manter bons hábitos de saúde, tais como ter uma boa higiene bucal, alimentação saudável e não fumar, para prevenção das doenças periodontais.

As doenças da gengiva são silenciosas, isso é: não doem e normalmente não incomodam o paciente. Isso é um problema, pois o autodiagnóstico é prejudicado. O paciente só começa a perceber a periodontite quando ela está em estágio muito avançado, isto é, quando os dentes estão com perda óssea grave e já estão com bastante mobilidade. A doença periodontal pode ter impacto na qualidade de vida do paciente. Por exemplo, os dentes com mobilidade podem afetar a mastigação do paciente. A perda de dentes causada pela periodontite também prejudica a mastigação e até mesmo a fala do paciente.

Além disso, algumas pesquisas mostram que pessoas que têm periodontite podem ter mais chance de desenvolver outras doenças,  como doenças do coração, respiratórias, diabetes, etc. Isso acontece por que as bactérias que estão no dente, abaixo da gengiva, podem passar para a corrente sanguínea e serem transportadas para outros locais do corpo, como coração, cérebro, fígado, vasos sanguíneos de grande porte, etc. Nestes locais, podem provocar uma inflamação local, que pode resultar nas doenças mencionadas acima.

Para receber atualizações com novos episódios, assine o feed do podcast Momento Odontologia. Estamos também no Spotfy, no iTunes, Google Podcasts, entre outros apps.

Semanalmente, às segundas-feiras, às 8h:05min, na Rádio USP (93,7 FM e streaming).

Ficha Técnica

Edição sonora: Gabriel Soares
Produção: Rosemeire Talamone e Leticia Acquaviva

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.