Ciência USP #02: HTLV, um vírus que os brasileiros deveriam conhecer

O HTLV é um ilustre desconhecido. Já infectou centenas de milhares de pessoas no Brasil, mas poucos sabem que ele existe. E também neste episódio: o recorde do reator nuclear experimental de Hefei, na China.

Por
 18/12/2018 - Publicado há 5 anos
Ciência USP - USP
Ciência USP - USP
Ciência USP #02: HTLV, um vírus que os brasileiros deveriam conhecer
/

Pouco conhecido no Brasil, o HTLV é um vírus da família do HIV. Ele já infectou centenas de milhares de pessoas no País. Se para a maioria das pessoas, a infecção é assintomática e não causará complicações, para 5% a 10% dos portadores as consequências são devastadoras – e, até mesmo, fatais. As complicações mais graves incluem um tipo de leucemia bastante agressivo e uma condição que afeta a medula espinhal e pode deixar o paciente em cadeira de rodas.

E também nesta edição: o novo recorde do reator nuclear experimental de Hefei, na China.

Ficha técnica
Reportagem: Ignacio Amigo
Redação: Luiza Caires e Silvana Salles
Apresentação: Silvana Salles
Edição: Silvana Salles e Rafael Simões
Sonorização: Rafael Simões


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.