USP Municípios realiza palestra para prefeitos da região de Pedreira

O objetivo do evento foi apresentar a USP e o programa para o desenvolvimento de futuras parcerias

04/12/2018 - Publicado há 5 anos
O evento foi realizado na cidade de Pedreira, após a entrega dos prêmios da Competição USP de Conhecimentos (CUCo) para os estudantes da região – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

No dia 29 de novembro, prefeitos, vice-prefeitos e secretários das prefeituras de Amparo, Atibaia, Campo Limpo Paulista, Itatiba, Jaguariúna, Mogi Mirim, Monte Alegre do Sul e Pedreira participaram de uma palestra para a apresentação do Programa USP Municípios.

O vice-reitor Antonio Carlos Hernandes apresentou a estrutura da Universidade – que possui campi em oito cidades do Estado – e falou sobre o Programa USP Municípios, cujo objetivo é construir parcerias que promovam o desenvolvimento local e regional das cidades.

Segundo o dirigente, o programa é estruturado em cinco ações estratégicas: a elaboração de projetos de impacto econômico e social; o estímulo à educação e ao esporte; o desenvolvimento de gestores municipais; a promoção de atividades voltadas para orientação e capacitação da comunidade; e a gestão de indicadores.

Depois da palestra, os participantes discutiram as necessidades de cada município e destacaram as prioridades para a elaboração de um plano de parceria com a USP.

O evento foi realizado após a entrega dos prêmios da Competição USP de Conhecimentos (CUCo) para os alunos da região de Pedreira. Além do vice-reitor, estavam presentes o coordenador-geral do programa na USP, Marcelo José Chueiri; o presidente da Associação Paulista de Municípios, Carlos Alberto Cruz Filho; e o prefeito de Pedreira e organizador do encontro, Hamilton Bernardes Jr.

USP Municípios

Coordenado pela Vice-Reitoria da Universidade, o programa USP Municípios tem como objetivo criar ambientes de inovação e pôr em prática projetos e ações que promovam o desenvolvimento de municípios e suas regiões, a disseminação do empreendedorismo, o fortalecimento das economias criativas, a qualificação profissional, a modernização dos ecossistemas produtivos e a qualificação técnica de gestores dos municípios do Estado de São Paulo.

No dia 16 de outubro, aconteceu o lançamento do programa USP Municípios na cidade de Pirassununga, em cerimônia realizada no Campus Fernando Costa. O objetivo no médio prazo é fortalecer o turismo na microrregião, o que possibilitará que as cidades sejam classificadas como Municípios de Interesse Turístico (MIT) e recebam recursos, por parte do governo do Estado, para investimentos em infraestrutura turística.

Para o desenvolvimento do programa em Pirassununga, foi criado um grupo de trabalho formado por quatro professoras da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA): Carmen Sílvia Fávaro Trindade, que é a coordenadora local do projeto; Fabiana Cunha Viana Leonelli; Fernanda Maria Vanin; e Vivian Lara dos Santos Silva Rossignolo.