Benefícios da tecnologia tornam o mundo melhor

O professor Glauco Arbix cita, como exemplo, o surgimento do movimento Me Too, que combate o assédio sexual e propagou-se graças às redes sociais

 26/11/2018 - Publicado há 5 anos

Logo da Rádio USP

A evolução da tecnologia, diz o professor Glauco Arbix, vem acompanhada de benefícios para a qualidade de vida de todas as pessoas. As tecnologias digitais, por exemplo, possibilitaram o aparecimento de redes interativas e, graças a ela, o surgimento de movimentos como o Me Too, idealizada por uma ativista norte-americana e cuja proposta – de criar empatia entre as vítimas de assédio sexual – propagou-se, sobretudo a partir de 2017, quando uma atriz de cinema denunciou um poderoso produtor de Hollywood. A essa denúncia seguiram-se outras, num movimento que ganhou corpo e cresceu a ponto de envolver até mesmo políticos e empresários em crimes de natureza sexual.

Homens e mulheres, indistintamente, sofrem assédio, observa Arbix, mas as mulheres são as maiores vítimas num mundo ainda dominado pelos homens. “Quando a tecnologia dá voz às mulheres, isso representa um avanço muito grande em termos de civilização”, observa o colunista, depois de ressaltar mais uma vez a importância da tecnologia como uma ferramenta que possibilita a troca de informações entre as pessoas e o surgimento de movimentos como o Me Too. O Brasil também se beneficiou com essa situação, e a torcida agora é que esses traços de civilização não andem para trás.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.