Marielle está presente nas estantes das livrarias

Tese de mestrado de Marielle Franco vira livro e lucro será revertido para a família da vereadora

 07/11/2018 - Publicado há 5 anos

jorusp

Logo da Rádio USP

Acontece nesta quarta-feira o lançamento do livro UPP – Redução da favela a três letras: uma análise da política de segurança pública do Estado do Rio de Janeiro. A edição retoma integralmente, com pequenas adaptações, a dissertação de mestrado de Marielle Franco, defendida na Universidade Federal Fluminense, que analisa a militarização do espaço público.

A organização do livro é de Lia de Mattos Rocha, com prefácio de Frei Betto e curadoria do lançamento de Sidney Santiago e Sonia Sobral. O Jornal da USP no Ar conversou com Santiago, ator e diretor de teatro formado pela Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo, pesquisador e militante das causas afro-brasileiras, sobre o legado que a pesquisa acadêmica e a própria vereadora — assassinada a tiros no Rio de Janeiro — apresentam para auxiliar a sociedade. “Marielle se dedica a observar a crueldade de um sistema que pune a pobreza, que pune a negritude. Quando a gente olha para esse sistema de segurança, vemos um sistema de segurança que já nasce falido, porque não leva em consideração o outro. Não é uma política para o outro, é uma política contra o outro. E o outro é a maioria da sociedade.”

Vale ressaltar que a tese analisa a questão da política adotada para a pacificação nas favelas cariocas e o significado do sentido de segurança pública. Na época da implantação das Unidades Pacificadoras, elas eram vistas como uma esperança de mudança da realidade. Atualmente, o Rio de Janeiro vive uma situação única de intervenção federal. Tal medida, segundo Sidney, também não soluciona o problema da violência e Marielle, por sua vez, aponta em sua tese para uma possível resolução. “A violência não será combatida com a violência extrema, o combate tem a ver com a cidadania plena, tem a ver com educação, com esporte, com saúde, com cultura, com arte. Este é o legado que Marielle nos deixa”, diz o curador.

O livro será lançado nesta quarta-feira, às 20 horas, no Aparelha Luzia, localizado na Rua Apa, 78. A venda ocorre no site da editora N-1 e em seu showroom, na Rua Frei Caneca. Todo o lucro arrecadado será revertido para a família da vereadora Marielle Franco.

jorusp


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.