Ciência usa filme para ajudar explicar a evolução biológica

No dia de 10 de novembro, projeto Ciência com Pipoca tem atividade gratuita no Senac Ribeirão Preto

06/11/2018 - Publicado há 5 anos

.
Evolução biológica, seleção natural, mutações. Será que realmente sabemos o que é tudo isso? Esses assuntos são abordados pela mídia, por produções cinematográficas e pela publicidade, mas até onde esses canais de divulgação utilizam as teorias científicas para explicar os temas?

No dia 10 de novembro, às 14h30, o projeto Ciência com Pipoca debate essas questões a partir de trechos de filmes, documentários e animes. O evento, que tem como tema “O que entendemos errado sobre a Teoria da Evolução?” é aberto ao público e voltado principalmente para estudantes do ensino fundamental e médio.

A apresentação é dos biólogos Caio de Oliveira, Fernando Mecca e Paula Verzola, pós-graduandos da USP, em Ribeirão Preto, e integrantes do grupo Ilha do Conhecimento.

O local do evento será o auditório do Senac de Ribeirão Preto. A participação é gratuita, basta fazer a inscrição neste link.

Além de explicar os conceitos evolutivos propostos pelo naturalista inglês Charles Darwin, a sessão vai discutir as consequências do mau uso das teorias científicas e a importância do acesso e compreensão da ciência e seu processo de construção pela sociedade.

Para quem gosta de filmes e séries, os pesquisadores vão ilustrar o assunto com obras como Evolução, Waterworld, X-Men, Vingadores, Planeta dos Macacos, Simpsons, Master of None, Pokémon, entre outros.

O evento é organizado pelo Instituto de Estudos Avançados da USP, Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) e o Centro de Terapia Celular (CTC-USP), com o apoio do Senac Ribeirão Preto e Rádio USP Ribeirão Preto.

O Senac Ribeirão Preto fica na Rua Capitão Salomão, 2.133, no Jardim Mosteiro. Mais informações: (16) 3315-0368 ou iearp@usp.br

Eduardo Vidal/Assessoria de Comunicação do Centro de Terapia Celular