Cláusulas que prejudicam direitos do consumidor podem ser anuladas

No País, o Direito protege o consumidor hipossuficiente frente aos fornecedores de produtos e prestadores de serviços

 25/10/2018 - Publicado há 5 anos
Por
Logo da Rádio USP

Na segunda edição do boletim Em Dia com o Direito o tema é direito do consumidor. A prática empresarial no mundo globalizado do qual fazemos parte, favorece a violação dos direitos daquele que adquire bens e serviços como destinatário final, como o consumidor, por exemplo.

No Brasil, o Direito protege o consumidor hipossuficiente frente aos fornecedores, que muitas vezes impõe cláusulas abusivas em contratos de adesão. O Direito visa a reprimir tais práticas anulando cláusulas ou interpretando-as de maneira que favoreçam o consumidor, podendo ser anuladas para equilibrar a balança que sempre tende a pender para o lado mais forte.

O Em dia com o Direito é produzido e apresentado por alunos do curso de especialização em Direito Civil: Novos Paradigmas Hermenêuticos nas Relações Privadas e coordenado pelo professor Nuno Coelho da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP.  

Ouça, no link acima, a íntegra do boletim.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.